Siga o Blog, nas redes sociais

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Franz Reichelt foi um alfaiate e inventor austríaco, famoso por ter sua morte acidental registrada em filme, em 1912.



Conhecido como "o alfaiate voador", Franz criou um traje para teoricamente voar ou flutuar levemente até o solo. Na época, os paraquedas ainda eram antiquados e inseguros, não sendo praticáveis para o uso na aviação.

Em julho de 1910, Reichelt começou a desenvolver o traje especial e apresentou o seu protótipo a um aeroclube francês, mas eles se recusaram a testá-lo, alegando que o mesmo não era resistente. Também o aconselharam a desistir do projeto.

Franz, então, decidiu testá-lo por conta própria. Inicialmente, obteve bons resultados atirando manequins vestidos com o estranho traje, do quinto andar do prédio onde morava. Mas os resultados ainda eram insatisfatórios. Ele queria os 10 mil francos oferecidos pelo L’Aero-Club de France como prêmio pelo melhor projeto de paraquedas apresentado. Refez cálculos e desenhos e apontou como problema a baixa altura das plataformas de testes. Decidiu então testar sua invenção na então estrutura mais alta do mundo: a Torre Eiffel.

No ano seguinte, depois de meses de insistência, Franz conseguiu autorização do prefeito da polícia de Paris para testar o seu traje, utilizando manequins.

As 7 horas da manhã do domingo de 4 de fevereiro de 1912, Franz Reichelt chegou de carro, acompanhado por dois amigos e os rumores espalhados dias antes foram confirmados: Franz iria ele mesmo vestir o traje e saltar. Apesar da tentativa de amigos e testemunhas em dissuadi-lo, Franz decidiu prosseguir com o teste. Indiferente ao frio de 0°C e do forte vento, centenas de pessoas se acotovelam aos pés da torre para assistirem ao salto. Duas câmeras de filmagem, algo raro na época, também estavam a postos para registrar a façanha do alfaiate.

Precisamente às 08h22min, Franz saltou do primeiro pavimento da torre, situado a 60 metros de altura, de frente para o rio Sena. Após 5 segundos ele atingiu o solo, pois o traje falhou. O impacto foi tão forte que abriu um buraco no chão de 15 cm de profundidade.

Franz foi encontrado com o braço e a perna direita esmagados, o crânio e a coluna vertebral quebrados e os olhos dilatados de terror. Foi levado até o hospital Necker para a autópsia, que constatou que a causa mortis do alfaiate foi um ataque cardíaco durante a queda, morrendo antes mesmo de tocar no solo.