Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Máquina fotográfica



Assim como a lupa, a luneta, os projetores de imagem e o microscópio, a máquina fotográfica também é considerada um instrumento óptico. Sendo assim, podemos caracterizar um instrumento óptico como sendo toda combinação conveniente de dispositivos ópticos, como espelhos, prismas e lentes. Os instrumentos ópticos têm por finalidade aplicar, captar, fornecer imagens etc.

Existem dois tipos de instrumentos ópticos: os de projeção e os de observação. Os instrumentos ópticos de projeção são os equipamentos que têm por finalidade conjugar imagens finais reais. Já os instrumentos ópticos de observação são os que conjugam imagens finais virtuais, que são observadas diretamente pelo observador.

A máquina fotográfica também é um instrumento óptico que se encaixa no termoinstrumentos de projeção. Portanto, a máquina fotográfica é um instrumento de projeção que tem por finalidade captar e gravar a imagem real em um filme sensível à luz que incide sobre ele. Neste artigo nos preocuparemos mais com a parte de funcionamento da máquina fotográfica.

Podemos simplificar uma máquina fotográfica como sendo basicamente uma câmara escura de orifício, porém, no lugar do orifício, é colocada uma lente convergente, ou seja, uma lente que converge para um único ponto os raios de luz que por ela atravessam. Na face oposta à da lente está fixado o filme fotográfico sensível à luz. Vejamos então o esquema da figura abaixo.

Esquema geral de uma máquina fotográfica


A lente que é colocada no lugar do orifício é denominada lente objetiva da máquina e possui um mecanismo que faz com que essa lente se aproxime ou afaste do filme, a fim de que a imagem do objeto seja nítida nele. Ao processo de aproximação ou afastamento da lente damos o nome de focalização. Quando se dispara a máquina, o diafragma se abre por uma fração de segundo, permitindo a entrada da luz e a sensibilidade do filme.

Na máquina fotográfica é importante saber focalizar o objeto, a fim de se ter uma imagem nítida no filme. Caso não se focalize corretamente o objeto observado, a imagem sairá totalmente sem foco. Essa focalização é feita da seguinte forma: se o objeto estiver afastado da lente, ela deve estar bem próxima do filme e vice-versa.

Por Domiciano Correa Marques Da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário