Siga o Blog, nas redes sociais

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Florestas



A floresta tropical existe em três continentes da Terra: na América, na África e na Ásia.

No caso da americana cobre a Mata Atlântica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata. A floresta indo-malaia é a menos contínua devido à agressão milenar que vem sofrendo; compreende a da costa da Indochina, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné e Bornéu.

Das três, a menor área de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné, e principalmente a Floresta do Congo.

Foto tirada na Região de Olho dÁgua município de Pontal do Paraná, Planície Litorânea Paraná

Somando-se todas estas áreas temos aproximadamente 17 milhões de km² de florestas tropicais, isto significa que 20% das terras do planeta ainda estão com razoável cobertura vegetal, apesar das tentativas dos seres humanos em destruí-las.

Este bioma é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais, apesar do solo ser muito pobre; esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltração rápida da água, mas ocorre a decomposição da matéria orgânica (folhas, fezes e restos de seres vivos) propiciada pela sombra, calor e umidade, formando-se uma camada de cerca de 50 centímetros de húmus. A temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm, sua localização média é na faixa entre os trópicos, daí a denominação de floresta tropical.

Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade, vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecossistema.

Mata Atlântica

Na floresta amazônica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espécies de árvores além de epífitas e cipós. A altura média das árvores gira em torno de 55 metros, a quantidade de espécies de insetos e animais ainda é desconhecida.

Em caso de desmatamento, a perda é imensa, pois a biodiversidade é tão localizada e variável que, ao fazer uma queimada, podem ser destruídas espécies que jamais foram conhecidas ou catalogadas. A floresta atlântica é uma floresta tropical plena associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, fozes de grandes rios, baíase lagunas de influência.

Características

Flora: São fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem árvores de grande e médio porte como bromélias, begônias,orquídeas, cipós , briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa.
Fauna: Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara.

Clima: A temperatura média anual é sempre em torno de 20°C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm

Ocupação Humana: O uso de plantas para se produzir remédios, matérias-primas para a produção de vestimentas, corantes, essências de perfumes, insumos para a indústria alimentícia trazem prejuízos para esse bioma, assim como o corte de árvores feitos de maneira incorreta.

Impactos Ambientais: Causam a extinção de algumas espécies da fauna e da flora, reduzem a região de ocupação desse bioma e são favoráveis ao clima.