Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Estado prevê imunizar 395 mil pessoas contra hepatite B



A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta semana força-tarefa em todo o Estado para imunizar cerca de 5,8 milhões de paulistas contra a hepatite B. No Grande ABC, a estimativa é de que 394.927 sejam vacinados.

O objetivo da intensificação nos meses de janeiro e fevereiro é aproveitar o período de férias escolares para imunizar, principalmente, os adolescentes com idades entre 15 e 19 anos. Dados da secretaria apontam que um em cada três paulistas nesta faixa etária ainda não foi vacinado.

A novidade deste ano é que a imunização também será oferecida gratuitamente às 3,7 milhões de pessoas que possuem entre 25 e 29 anos em todo o Estado. Até o ano passado, a vacina era destinada apenas aos paulistas com até 24 anos.

O médico infectologista da Faculdade de Medicina do ABC Hélio Vasconcellos alerta a população de que 10% dos casos de hepatite B tornam-se crônicos e podem até causar câncer. O foco da campanha é a população que tem vida sexual ativa. A atenção com a prevenção em tempo hábil pode evitar complicações futuras. "O tratamento é complexo, tem efeitos adversos e prolongados e a porcentagem de eficácia de cura é de 50%, o que reforça a necessidade da vacina", esclareceu.

Para ficar completamente protegido é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses. Os postos de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário