Moradores de áreas atingidas por desastres naturais podem sacar até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O decreto autorizando o uso do recurso entra em vigor nesta quinta-feira.
A decisão tomada na terça pelo conselho curador do FGTS modifica uma medida anterior, de 2004, que regulamenta o uso do fundo. Em 2011, houve autorização semelhante para pessoas atingidas por desastres naturais.
De acordo com o decreto publicado hoje, o interessado em sacar o FGTS poderá retirar o equivalente ao saldo existente na conta na data do pedido, desde que não ultrapasse R$ 6.220. A autorização determina ainda que os saques ocorram obedecendo o intervalo de um ano entre uma movimentação e outra na conta de FGTS.
Enquanto Rio, Minas e Espírito Santo contabilizam os danos e prejuízos causados pelas chuvas, o Rio Grande do Sul registra 188 municípios em situação de emergência e mais de 1 milhão de pessoas prejudicadas pela longa estiagem que atinge o Estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.
Além dos problemas causados para as lavouras de milho, soja e feijão, com grandes prejuízos para os produtores, a população também está sofrendo com o calor intenso, a baixa umidade do ar e a dificuldades de acesso a água potável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário