Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ataque aéreo queniano mata 60 rebeldes na Somália e fere 50

AFP
NAIRÓBI — Um ataque de caças do Quênia matou pelo menos 60 insurgentes islamitas Shebab no sul da Somália no mais novo ataque aéreo sobre as posições rebeldes, disseram autoridades militares neste sábado.
"As baixas provisórias são de que a Al-Shebab perdeu 60 ou mais soldados em Garbahare, e mais de 50 ficaram feridos", disse o porta-voz militar queniano, coronel Cyrus Oguna, a repórteres.
Ligados a Al-Qaeda, os rebeldes Shebab têm repetidamente desmentido relatórios quenianos sobre baixas do lado rebelede e não foi possível confirmar de forma independente as mortes.
O Quênia enviou tropas para a fronteira com a Somália em outubro para combater os militantes e estão lutando ao lado da forças pró-governo da Somália.
"Continuaremos a abater-lhes (Shebab) até que sua coluna fique completamente quebrada... e vamos saborear esse momento", Oguna acrescentou.
Os combatentes linha-dura Shebab têm o controle de grande parte do centro e do sul da Somália, mas estão enfrentando uma pressão crescente das forças governamentais e dos exércitos regionais.
Forças etíopes atravessaram a fronteira da Somália em novembro e no mês passado lutaram ao lado de homens pró-governo para tomar o controle de Beledweyne, na região central da Somália de Hiran, de domínio dos insurgentes.
O Quênia disse que possui ligação com o exército etíope, uma vez que ambas enfrentam um inimigo comum, mas que as duas frentes permanecem separadas.
Uma força de 10 mil soldados, composta de tropas de Uganda, Burundi e Djibuti, tem defendido o frágil governo da Somália dos combatentes Shebab na capital Mogadishu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário