Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

sexta-feira, 22 de março de 2013

O protesto na Praça da Paz Celestial, por um ângulo pouco conhecido.


O Rebelde Desconhecido, também conhecido como O Homem dos Tanques, é como ficou conhecido o misterioso homem que ganhou fama em todo o mundo como figura heroica após serfilmado e fotografado durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. Várias fotografias foram tiradas do homem, que ficou em pé em frente a uma coluna de tanques chineses Type 59, forçando-os a parar.

Essa versão foi fotografada por Stuart Franklin da Magnum Photos, do quinto andar do Beijing Hotel. Ele tinha um ângulo de visão mais aberto, mostrando mais tanques à distância. Ele traficou o filme fotográfico para fora da China numa caixa de chá com um estudante francês.

As fotos e a filmagem do homem se posicionando em pé, parado e sozinho em frente à coluna de tanques alcançou repercussão internacional quase instantaneamente. Foi capa dos principais jornais e revistas e a principal matéria de incontáveis jornais ao redor do mundo. Em abril de 1998, a revista Time incluiu "O Rebelde Desconhecido" na lista das 100 pessoas mais influentes do século.

Após seu gesto de não-violência, o homem escalou o topo do tanque da frente e conversou com o piloto. A filmagem mostra duas pessoas vestidas de azul levando o homem embora e sumindo na multidão; os tanques então prosseguiram seu caminho. Testemunhas acreditam que o homem foi levado pela polícia secreta e foi um dos muitos executados daquele dia, uma vez que o governo chinês nunca foi capaz de identificá-lo após as fotos tornarem-se públicas.


Texto de Diego Vieira
Administração Imagens Históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário