Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

sexta-feira, 29 de março de 2013

Estudo mostra que indicadores utilizados em políticas de preservação da Amazônia são pouco eficazes

{txtalt}

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e do Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, no Brasil, estão questionando os indicadores utilizados atualmente para nortear a política de investimentos em áreas de preservação da Amazônia. Em um estudo publicado no periódico Environmental Research Letters, os autores mostram que não há uma associação significativa entre o estado de conservação de áreas e a previsão fornecida pela ferramenta Rappam - Rapid Assessment and Prioritisation of Protected Area Management.

Atualmente presente em mais de 50 países, o Rappam foi desenvolvido pelo WWF - World Wide Fund for Natureque tem como objetivo ajudar a priorizar intervenções para melhorar o gerenciamento de áreas de preservação. Ele funciona por meio de questionários enviados aos gestores das áreas preservadas, que devem avaliar 90 quesitos.

"Existem duas explicações possíveis para nossos resultados: ou o Rappam não mede corretamente os fatores ou o está medindo fatores que não são importantes para o sucesso da preservação das áreas", explica Christoph Nolte, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores analisaram 66 áreas de preservação na Amazônia brasileira e as compararam com uma parcela de floresta semelhante, fora da área de preservação. Utilizando imagens de satélites, eles calcularam os níveis de devastação em cada uma dessas áreas e, assim, estimaram a quantidade de devastação que cada uma teria sofrido se não fosse protegida.

Diante disso, os autores verificaram se as pontuações fornecidas pela ferramenta estavam relacionadas ao sucesso em evitar a devastação apresentado pelas diferentes regiões. Os resultados, porém, mostraram que não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre o desflorestamento evitado e os indicadores que, de acordo com o Rappam, tornam uma região alvo prioritário de investimentos de conservação, como orçamento, equipe e ferramentas.


DISPUTA POR TERRA
O único indicador do Rappam que foi fortemente relacionado à capacidade de evitar a devastação ambiental foi a ausência de conflitos pela posse da terra. Quando não havia disputas pelo território, o sucesso da região em evitar o desmatamento era maior. Para os autores, isso significa que os conflitos pela posse da terra podem ser um fator tão importante que acabe tirando o impacto dos demais.

CONHEÇA A PESQUISA
TÍTULO ORIGINAL: Setting priorities to avoid deforestation in Amazon protected areas: are we choosing the right indicators?
ONDE FOI DIVULGADA: periódico Environmental Research Letters
QUEM FEZ: Christoph Nolte, Arun Agrawal e Paulo Barreto
INSTITUIÇÃO: Universidade Michigan e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)
DADOS DE AMOSTRAGEM: 66 áreas de preservação na Amazônia brasileira, comparadas com trechos de florestas com características semelhantes, mas fora de áreas de conservação
RESULTADO: Não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre o desflorestamento e os indicadores que, de acordo com o Rappam, tornam uma região alvo prioritário de investimentos de conservação. O único indicador do Rappam que foi fortemente relacionado à capacidade de evitar a devastação ambiental foi a ausência de conflitos pela posse da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário