Em 1840, por ideia de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, foi criado o primeiro selo postal do mundo: o Penny Black. Este selo marcou a reorganização do serviço postal internacional, revolucionando os correios de todo o mundo.
Antes da criação dos selos, o pagamento pela postagem ficava a cargo do destinatário, fato que causava muitas devoluções, atrasos e contratempos para os correios de todo o mundo. Por esta razão, Hill teve a ideia de criar este mecanismo que deixava a cargo do remente da correspondência o pagamento pela postagem.
O Brasil teve importante papel neste processo, sendo o segundo país a emitir um selo postal: a famosa série "Olho-de-Boi" lançada em 1843. Foram instituídos 3 categorias de preço diferentes, os selos de 90 réis eram destinados apenas às correspondências internacionais, os selos de 60 réis para distâncias médias e os de 30 réis para lugares mais próximos.
Nos dois primeiros anos (1843 e 1844) foram impressos cerca de 2.072.990 exemplares dos "Olhos-de-Boi", atualmente existem cerca de 6.000 peças em todo o mercado, nos valores de 30, 60 e 90 réis. O mais comum é o de 60 réis (primeiro porte terrestre), sendo os selos de 30 e 90 réis bem mais escassos. Atualmente, um exemplar em perfeito estado pode chegar a pequena fortuna de R$ 2.310.000,00.
Texto de Rafael Gota
Administração Imagens Históricas
Nenhum comentário:
Postar um comentário