Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

terça-feira, 26 de março de 2013

Chocolate é um alimento saudável?

Se o chocolate é um alimento saudável? A resposta que os chocólatras esperam desta pergunta é SIM! Além de dar uma leve sensação de bem-estar, o chocolate, principalmente o amargo, possui flavonóides, substância encontrada naturalmente no cacau como também em frutas, vegetais, chás e vinho tinto.

Os flavonóides funcionam como um antioxidante, prevenindo ou retardando danos a células do corpo, o que pode ser bom para a circulação sanguínea. Foi esta a descoberta de estudos recentes e ainda que, a manteiga de cacau, usada na fabricação do chocolate, também não é considerada uma gordura ruim, pois não eleva os níveis de colesterol no sangue.

É importante destacar que o chocolate ao leite, o mais consumido no Brasil, leva ainda outros tipos de gordura e é rico em açúcar e calorias, ou seja, o consumo em excesso pode engordar. Ao contrário do chocolate amargo que, em pequenas doses, pode até auxiliar na perda de peso.

Alguns benefícios do chocolate:

Relaxar: Você já sentiu esta sensação após comer chocolate? Isso acontece porque ele tem em sua composição triptofano e magnésio, que agem diretamente na produção de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de prazer e bem estar (relaxamento).

Energizar: Quem nunca fez uso de um bom chocolate para realizar uma prova difícil! A cafeína e a teobromina, presentes no chocolate, são substâncias estimulantes que, em doses regulares, aumentam a concentração e o pique, ou seja, o chocolate é um alimento energizante.

Amenizar a TPM: Ai que vontade de comer um chocolate! É uma frase comum entre as mulheres e existe uma explicação científica para isso.

No período pré-menstrual ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino: cai a produção de serotonina e conseqüentemente o déficit desse neurotransmissor. Ocorre então um aumento da sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Sendo assim, o melhor é correr atrás de um chocolate neste período, que contém o aminoácido triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário