Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Talento individual x organização tática na Libertadores



Santos e Vélez Sarsfield-ARG devem fazer o duelo mais técnico e complexo da rodada desta quinta-feira na Libertadores. De um lado, o time brasileiro conta com o gigantesco talento de Neymar e do outro os argentinos ostentam uma organização tática de dar inveja a qualquer treinador brasileiro.

Quem não acredita na eficácia de do jogo coletivo argentino deve rever o VT da partida de ida, em Buenos Aires. Apesar de análise simplista da maioria de que Neymar jogou mal e o Santos não foi o mesmo, o que se viu foi um Santos fez diante de um rival bem postado taticamente.

Essa dificuldade deve se repetir, já que com a vantagem é natural que o Vélez tente minimizar os riscos e apostar no contra-ataque. Héctor Canteros deve ser a peça central e o fator desequilibrante nessa estratégia, já que é um volante que defende muito e sabe sair jogando como um verdadeiro meia quando preciso. Além deve, atletas como o lateral direito Fabián Cubero, Zapata e Emiliano Papa devem se dedicar exaustivamente em diminuir os espaços de Neymar nas laterais de campo.

Em tese, o técnico Ricardo Careca deve em jogadores como mobilidade no ataque como Juan Manuel Martínez e David Ramírez. Centro-avantes de ofício, Lucas Pratto e Mauro Obolo só devem ser acionados somente caso o Peixe abra o placar. Contudo, seja qual for a escolha de Careca, o Vélez deve apresentar um time mais equilibrado do que o instável Santos de Muricy Ramalho.

Fator Neymar

Se o Vélez é superior taticamente, o Peixe conta com o maior talento da América do Sul e portanto entra como franco favorito em qualquer jogo. Neymar é o fiel da balança. Caso acorde em um dia inspirado, a chance do Santos sair vitorioso é grande. No entanto, Neymar não esta livre de ter um dia de jogador normal.

O time de Muricy também conta com o talento de Ganso que joga a partida e vai fazer nova cirurgia no joelho direito. Se precisa do procedimento é evidente que não jogará em plenas condições. Mesmo assim pode decidir devido a sua grande capacidade técnica. Elano e Alan Kardec também são pontos fortes do alvinegro praiano.

O setor mais vulnerável do Peixe é a defesa. Apesar da boa fase, Edu Dracena e Durval formam uma dupla lenta e tem adversários rápidos e técnicos pela frente. Os laterais Léo e Henrique também devem ter trabalho com os rápidos atacantes argentinos. Enfim: talento individual x organização tática. Quem leva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário