Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cientistas afirmam que Marte tem elementos básicos da vida



Novas evidências encontradas em meteoritos sugerem que elementos básicos para o surgimento de vida estão presentes em Marte. O estudo descobriu que o carbono encontrado em 10 meteoritos, que abrangem mais de quatro bilhões de anos da história marciana, se originou no planeta e não foi o resultado de contaminação na Terra. Detalhes do estudo foram publicados na revista Science.



A pesquisa, contudo, também mostra que o carbono de Marte não veio de formas de vida. Uma equipe de cientistas baseada na Carnegie Institution for Science, com sede em Washington, encontrou "carbono reduzido" nos meteoritos e diz que o elemento foi criado por atividade vulcânica no Planeta Vermelho. O carbono reduzido é o carbono que está ligado quimicamente ao hidrogênio ou entre si.

''Química orgânica''
Eles argumentam que isso é uma evidência "de que Marte realizou química orgânica durante a maior parte de sua história". Líder do estudo, Andrew Steele disse à BBC: "Nos últimos 40 anos, procuramos uma piscina do chamado 'carbono reduzido' em Marte, tentando descobrir onde e se está lá, perguntando se, de fato, existia". "Sem o carbono, os elementos de construção da vida não podem existir (...). Então, é o carbono reduzido que, com hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, compõe as moléculas orgânicas da vida".

Ele diz que a nova análise respondeu à primeira pergunta. "Esta pesquisa mostra que, sim, o carbono reduzido existe em Marte. E agora estamos nos movendo para o próximo conjunto de perguntas. "O que aconteceu com ele? Qual foi seu destino? Será que deu o próximo passo de criar vida em Marte?"

O cientista espera que a próxima missão a pousar no Planeta Vermelho - a Mars Science Laboratory, também conhecida como "Curiosity" - lance mais luz sobre a grande pergunta. "A questão se estamos sós tem sido um grande condutor da ciência, mas ela se relaciona com a nossa própria origem. Se não há vida em Marte, qual a razão? Isso nos permite traçar uma hipótese mais clara sobre por que há vida aqui".

Então, será que Steele acha que houve ou há vida em Marte? Ele ri: "Tragam-me algumas pedras de lá e eu vou te responder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário