Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho



A 14ª campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em uma semana, até o dia 1º de junho. Inicialmente, a ação nacional do Ministério da Saúde estava prevista para terminar nesta sexta-feira (25).

De acordo com Programa Estadual de Imunização no Paraná, até o início da manhã desta quinta-feira (24), mais de 1 milhão de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 65% do público-alvo, formado por idosos (com 60 anos ou mais), gestantes, crianças (de seis meses a menores de dois anos), indígenas e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.

Dos 399 municípios, apenas 85 já atingiram a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, que é vacinar (80% do público-alvo. Somente os municípios de Goioxim, Nova Aliança do Ivaí e Pitangueiras já imunizaram 100% das pessoas que deveriam receber a dose. "Estamos intensificando a campanha nas regionais de saúde para que os municípios vacinem todos os grupos prioritários", afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do Estado das 8h às 17h. "É fundamental que a população se sensibilize e procure as unidades de saúde para receber a vacina o quanto antes", afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. A vacina, que leva cerca de 15 dias para fazer efeito, protege contra os três vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H3N2) - sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B.

NÚMEROS – De acordo com Programa Estadual de Imunização a melhor adesão à campanha no estado é da população indígena, que alcançou 97% de cobertura, o que representa mais de 12,8 mil vacinados. Neste público, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem.

Mais de 153 mil crianças já receberam a vacina, o que representa 69% do total. Já entre os idosos, o índice de cobertura vacinal até agora foi de 65%. O percentual corresponde a 765 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Também foram vacinados 92,7 mil trabalhadores de saúde, o que representa 66% do total. As gestantes alcançaram o percentual de 53,4% de cobertura, ou seja, 60,1 mil futuras mães já procuraram uma unidade de saúde para receber a vacina.

CRIANÇAS - As crianças de seis meses a menores de dois anos que não receberam a dose da vacina no ano passado, deverão receber duas doses (a segunda dose 30 dias após a primeira). Já os pequenos que foram imunizados na campanha passada devem tomar apenas uma dose. "É essencial que os pais levem a carteira de vacinação das crianças para que as doses fiquem registradas", explica o superintendente.

A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:

• Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;

• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;

•Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

•Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;

•Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;

•Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;

•Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;

•Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;

•Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário