Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

quarta-feira, 21 de março de 2012

Romney vence em Illinois

AFP


CHICAGO — O pré-candidato moderado Mitt Romney venceu a primária republicana no estado do Illinois, estado político do presidente Barack Obama, e retomou o impulso na disputa para obter a indicação republicana à disputa pela Casa Branca nas eleições de novembro.
 
De acordo com projeções dos canais CNN e Fox News, o milionário ex-governador de Massachusetts obteve 45% dos votos, contra 35% para o ultraconservador Rick Santorum, 12% para o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e 8% para Ron Paul.

Esta foi a 20ª vitória de Romney nos 32 estados ou territórios americanos que desde o início do ano já escolheram o candidato republicano para a eleição presidencial.

Romney celebrou a "extraordinária vitória" lançando um ataque frontal contra o presidente democrata.

"Três anos de Barack Obama nos deixaram desemprego e queda de salários (...). Já é tempo de dizer chega".

Com a vitória, Romney ganha força antes das primárias de Louisiana, em 24 de março, e de Maryland e Washington DC, em 3 de abril.

Considerado favorito para obter a indicação republicana, Mitt Romney ainda não conseguiu se livrar do ultraconservador Rick Santorum, que segue na disputa, mas a vitória desta terça-feira lhe dá impulso depois das derrotas na semana passada no Alabama e Mississippi.

Nos dois estados, conquistados por Santorum, o moderado Romney ficou apenas na terceira posição, atrás do ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich.

Para obter a indicação republicana, na convenção prevista para o final de agosto, em Tampa (Flórida), um candidato somar 1.144 delegados.

Antes de Illinois, Romney tinha 516 delegados, Rick Santorum, 236, Newt Gingrich, 141, e Ron Paul, 66, segundo o site especializado RealClearPolitics.

Em Illinois estavam em jogo 54 delegados.

A disputa republicana segue agora para a Louisiana, no dia 24 de março, antes de Maryland e Washington DC, em 3 de abril.

Illinois foi a 20ª vitória de Romney entre os 32 estados e territórios que já se pronunciaram sobre a indicação republicana às eleições de novembro. Santorum, ex-senador pela Pensilvania e ligado à Opus Dei, ganhou em apenas 10.

Romney gastou milhões em publicidade no Illinois com anúncios contra Santorum, a quem chama de "um peso leve" da economia e um "insider" dos círculos políticos de Washington que votaram contra seus princípios no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário