Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

quarta-feira, 21 de março de 2012

Conselho de Segurança pede à Síria aplicação imediata de plano de paz


AFP 


NOVA YORK — O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quarta-feira uma declaração solicitando à Síria que aplique imediatamente o plano de paz proposto pelas Nações Unidas e pela Liga Árabe, formulando uma advertência velada sobre eventuais medidas internacionais.

Após intensas negociações entre as potências, Rússia e China aprovaram uma proposta redigida pelos países ocidentais pedindo que o presidente sírio, Bashar al-Assad, atue para pôr um fim às hostilidades e por uma transição democrática.

A declaração, com menos peso do que uma resolução formal, dá um forte apoio a Annan e ao plano de seis pontos que pôs sobre a mesa de negociações em Damasco no início deste mês.

"O Conselho de Segurança convoca o governo da Síria e a oposição a trabalharem de boa fé com o enviado sobre um acordo de paz na crise síria e a implementar de forma completa e imediata sua proposta inicial de seis pontos", afirma a declaração.

O Conselho disse que Annan informará regularmente o Conselho sobre seu trabalho de mediação.

Diante destas informações, o Conselho de Segurança "considerará outros passos apropriados", acrescenta o texto.

O plano de Annan pede que seja estabelecido um cessar-fogo vigiado pela ONU, que o governo retire as tropas e armas pesadas das cidades onde ocorrem os protestos, que seja estabelecida uma pausa humanitária de duas horas diárias nas hostilidades e que o regime conceda acesso a todas as zonas afetadas pelos combates.

A pedido da Rússia, o Conselho de Segurança enviou paralelamente um comunicado à imprensa condenando os bombardeios em Damasco e em Aleppo (a segunda maior cidade síria) no último fim de semana.

"Os membros do Conselho de Segurança condenam nos termos mais enérgicos os ataques terroristas ocorridos em Damasco, na Síria, nos dias 17 e 19 de março, e em Aleppo, Síria, no dia 18 de março, causando muitos mortos e feridos", indicou este segundo comunicado.

Os países que integram o organismo "expressam sua profunda solidariedade e sinceras condolências às vítimas destes atrozes atos e as suas famílias", acrescentou o comunicado, que deliberadamente não estende as condolências ao governo, como se faz normalmente nas mensagens que condenam atos terroristas.

Os europeus continuam pressionando por uma resolução vinculante do Conselho de Segurança sobre a crise na Síria, onde, segundo estimativas da ONU, morreram cerca de 8 mil pessoas em um ano, afirmaram diplomatas.

"Este é um pequeno passo para o Conselho de Segurança na direção correta", indicou o enviado francês Gerard Araud em referência ao comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário