Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

quarta-feira, 21 de março de 2012

Vitória em Illinois dá a Romney motivos (verdadeiros) para sorrir

Romney celebra sua vitória em Illinois durante comício na cidade de Schaumburg 

Pela primeira vez em meses, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney conseguiu uma vitória nas primárias do Partido Republicano que o deixa tranquilo para o restante da disputa interna da sigla pela nomeação do rival de Barack Obama nas eleições gerais de novembro. Com 99% das urnas apuradas no Estado de Illinois – resultado divulgado nesta quarta-feira (21) – Romney obteve 47% dos votos, contra 35% de Rick Santorum, 9% de Ron Paul e 8% de Newt Gingrich.

Objetivamente, Romney pode comemorar a ampliação de sua margem na contagem dos delegados (563 a 263 segundo a Associated Press) que vão escolher, na convenção nacional do partido, o candidato republicano. Subjetivamente, ele tem ainda mais motivos para celebrar. São esses aspectos subjetivos que indicam que a disputa está, mais do que nunca, perto do fim.

O primeiro sinal subjetivo da vitória de Romney é o fato de que ele conseguiu quase 50% dos votos em uma disputa com outros quatro candidatos, uma margem muito alta. O segundo sinal é o fato de a queda de Newt Gingrich, atualmente terceiro colocado na corrida republicana, não ter dado a vitória a Santorum, o principal perseguidor de Romney. Como Santorum e Gingrich disputam os votos mais conservadores, analistas esperavam que a queda de Gingrich ampliasse a votação de Santorum. Em Illinois, mesmo somados, os votos de Gingrich e Santorum não tirariam a vitória de Romney.

Um terceiro aspecto está na análise dos resultados feita pela rede de TV CNN. Santorum venceu entre os grupos mais conservadores do eleitorado, mas perdeu “em virtualmente todos os outros grupos”.
A vitória de Romney foi alimentada por grandes maiorias de eleitores com diploma universitário e rendas anuais de seis dígitos. Mas por uma margem menor, ele venceu em quase todos os blocos demográficos, incluindo grupos em que teve dificuldades em outras primárias, como os mais empolgados apoiadores do Tea Party.


O jornal The Wall Street Journal, por sua vez, afirma que em Illinois Santorum tinha sua melhor chance de derrotar Romney nos Estados em que ele era favorito, mas não conseguiu isso. Para o jornal, isso é uma indicação de que a tese de Romney – de que sua candidatura é inevitável – talvez seja mesmo verdadeira. Prova disso é o fato de Romney não ter conseguido vitórias apenas nos Estados do chamado “sul profundo”, como Alabama e Mississippi.
Romney obteve vitórias em todas as regiões do país, menos no Sul Profundo, incluindo Ohio, Flórida e Virgínia – grandes Estados que serão decisivos quando o vencedor republicano enfrentar o presidente Barack Obama [na eleição geral]. A vitória em Illinois dá a ele uma trifeta no Meio-Oeste industrial, após vitórias muito mais apertadas em Michigan e Ohio.


Como se vê, a disputa não acabou – Santorum, Gingrich e Paul prometem ir até o fim – mas há pouco para argumentar contra a inevitabilidade da candidatura de Romney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário