Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

domingo, 12 de agosto de 2012

CURIOSIDADES LITERÁRIAS


O filósofo alemão Friedrich Nietzsche era um confesso admirador da obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski, a quem se referia como "o único psicólogo com que tenho algo a aprender". Em vários de seus escritos é c
omum a referência a Dostoiévski. A admiração que Nietzsche nutria por Dostoiévski era tão forte, que até mesmo na morte o filósofo alemão prestou sua homenagem ao escritor russo.
 
Conta a lenda que Nietzsche foi internado depois de um estranho fato acontecido em Turim, no ano de 1889. Ao ver da sua janela um pobre cavalo ser brutalmente espancado pelo dono, o filósofo correu em socorro do animal. Após espantar o cocheiro aos berros, Nietzsche passou os braços ao redor do pescoço do cavalo e começou a chorar convulsivamente. O choro, porém, durou pouco. Acometido por um violento colapso, o filósofo precisou ser carregado para seu quarto, onde permaneceu desacordado por alguns minutos. Quando voltou a si, não era mais o mesmo - pronunciava frases ininteligíveis, cantarolava, martelava o piano e soltava estranhos ruídos.

Repetia, assim, inconscientemente, a cena descrita no sonho de Raskolnikov - protagonista do livro Crime e Castigo -, quando aquele, ainda criança, abraça e beija a carcaça ensanguentada de uma égua brutalizada por um bando de bêbados.

Foi a derradeira homenagem que Nietzsche fez à ficção de Dostoiévski.

Durante os dez anos seguintes Nietzsche passou por uma série de tratamentos, os quais não obtiveram resultados. O filósofo morreu, em demência, em 25 de agosto de 1900, na cidade alemã de Weimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário