Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Entrevista com o Escritor Rafael Silva autor da Editora PenDragon


Escritor Rafael Silva
O Blog Amor à Literatura e à Educação teve orgulho de entrevistar o Escritor Rafael Silva, autor Livro "A Dama do Amanhecer" da Editora PenDragon. Que aceitou responder alguma das nossas perguntas. 

Hoje conheceremos um pouco mais sobre seu amor pela literatura e porquê se tornou escritor.

Perguntas:

1- O que te levou a querer ser escritor?

Res: Inicialmente foi uma forma de gastar um tempo que tinha livre a partir de uma competição de contos que houve no meu colégio de Ensino Médio. Eu escrevi um conto sobre os assassinatos do Jack, O Estripador, agora contados pela visão do próprio assassino. O meu conto não foi o vencedor, mas foi extremamente bem elogiado, o que me incentivou a querer escrever algo mais complexo e desenvolvido.

2- Qual foi sua sensação de publicar seu livro?
Res: Bem... acho que não há palavra em língua alguma no planeta que consiga descrever o meu atual estado emocional em relação a isso. Em sua sensação tão incrivelmente absurda que eu sequer consigo acreditar que está realmente acontecendo. "Eu estou publicando um livro". Ver suas ideias serem organizadas e possíveis de serem sentidas por outras pessoas como você sentiu enquanto as criava é algo que não tenho como descrever, apenas sentir.

3- Você pretende lançar novos livros?
Res: Minha editora provavelmente vai querer me matar quando ler isso por estar contando tais detalhes, mas... (avisando: spoilers adiante) a aventura de Layla Merydian e companhia não foi idealizada para ter um começo, meio e fim em apenas um livro. Então, respondendo sua pergunta, se tudo correr bem com "A Dama do Amanhecer", é minha intenção e desejo seguir em frente com a história e lançar outros livros.

4- Quais são seus autores favoritos?
Res: Essa é uma pergunta extremamente difícil. São tantos que seria até um insulto deixar algum de fora. Entretanto, arriscando ser alvo da fúria deles, um top 5 que poderia escolher (sem especificar a posição de cada um) seria: Sarah J. Maas, George R. R. Martin, Victoria Aveyard, Timothy Zahn e V. E. Schwab.

5- Teve algum personagem inspirado em alguém que você consegue?
Res: Por incrível que pareça, maioria dos meus personagens de "A Dama do Amanhecer" são inspirados em pessoas que conheço; amigos, colegas ou familiares. Algumas referências são bem óbvias sobre quem usei como base, outras nem tanto. Provavelmente só a pessoa, quando lesse, conseguiria perceber que é dela a quem estou me referindo.

6- O que o leitor pode esperar do seu livro?
Res: Certamente, para início de conversa, uma protagonista forte e independente, ambos em todos os possíveis aspectos, e que leva a sério o cumprimento do lema de sua Casa: "Não nos ajoelhamos perante ninguém"; a apresentação de um universo vivo e pouco estático que faz o leitor ansiar por mais informações sobre o ambiente ao redor daquele em que a história principal se desenvolve, e até mesmo sobre o passado do mesmo. E certamente não poderia deixar de mencionar todos os elementos de fantasia presentes em toda a história. Os poderes de manipulação elementar são apenas a ponta do iceberg. A muito mais por trás deles (mas obviamente eu sou a pessoa mais suspeita para falar sobre isso).

7- O que a literatura representa para você?
Res: De uma forma bem direta, ela representa para mim uma válvula de escape. Como Ernest Cline diz em seu livro, Jogador Nº1: "O mundo real é uma merda, mas é o único lugar em que pode arranjar uma refeição decente". Ao ler um livro, ao menos momentaneamente, sinto que deixei para trás este mundo, e vou me aventurar em algum outro. Acho que é por isso que os livros de fantasia são meus favoritos, e provavelmente essa também foi uma das razões para ter escrito uma obra literária deste mesmo estilo. Nela, tentei inserir todo o meu sentimento como um voraz cavaleiro, buscando sempre uma nova aventura que me permita seguir em frente em minha busca por mostrar aqueles ao meu redor que há muito que o mero preto e branco o mundo se põe a apresentar.


O Livro A Dama do Amanhecer do Escritor Rafael Silva

Essa foi a entrevista com o Escritor Rafael Silva para O Blog Amor à Literatura e à Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário