Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Entrevista com a Escritora Clare Nunes autora da Editora PenDragon

Escritora Clare Nunes
O Blog Amor à Literatura e à Educação teve orgulho de entrevista a escritora Clare Nunes autora da Editora PenDragon. Que já teve seu livro postado pelo Blog na postagem "Primeiras Impressões do Livro Juno &Jupiter de Clare Nunes da Editora PenDragon"
Hoje conheceremos um pouco da escritora que aceitou ser entrevistada pelo Blog.

Perguntas:

1- O que te inspirou a gostar de escrever?

R: Eu aprendi a ler e escrever muito cedo, antes de entrar na escola até. Então, sempre foi motivada a ler livros, não importava o tamanho. Por isso fez sentido que quando eu ficasse um pouco mais velha eu começasse a criar minhas próprias histórias. Foi depois de ter lido o primeiro livro de Harry Potter que eu pensei, 'por que eu também não posso escrever algo assim?', e depois disso comecei a escrever minhas próprias histórias. Eu comecei escrevendo fanfics de Harry Potter e continuei com fanfics por muito tempo até começar a fazer histórias originais, mas sempre considero esta saga a minha primeira inspiradora da escrita.

2- Tem algum personagem de algum livro seu que você mais gosta? Se tiver quem é ? E porquê?

R: Sim, Daniel Pryde, o herói de uma saga que eu ainda estou escrevendo. Definitivamente é o meu preferido. Eu escrevi o primeiro livro com este personagem há muito tempo (estou até pensando em reescrever esse livro), mas até hoje gosto muito de escrever ele. Meus trabalhos sempre têm algum toque sobrenatural, e este foi o mais marcante deles porque o personagem é bom e como ele é um anti-herói (detetive sobrenatural mal humorado que no fundo tem um coração) e a cada história posso revelar algo novo sobre ele. Já escrevi quatro ou cinco continuações do primeiro livro, mas nenhuma delas teve tamanho suficiente para serem publicadas.

3- O que a literatura representa na sua vida?

R: A literatura é um modo de lidar com acontecimentos do 'mundo real'. Tem uma teoria na comunicação que diz que a comunicação cria a realidade (se me lembro bem o autor desta teoria é Habermas), e a comunicação existente na literatura faz exatamente isso. Ela tem o poder de mudar as pessoas, que assim podem mudar o mundo ao redor delas. Então mesmo os livros de fantasia que têm um teor escapista também podem inspirar o leitor a decidir melhorar o mundo onde vive. Então neste sentido, a literatura na minha vida se tornou um jeito de mudar o mundo, tanto interior quanto exterior.

4- Qual é a sensação de ver seu livro publicado?

R: É incrível, como realizar um sonho. Eu também tive esta sensação no meu primeiro livro publicado, Reino de Sangue, que eu tentei publicar em editoras por muito tempo até achar uma editora que o aceitou. E a sensação foi de total plenitude e de dever cumprido. Com o livro que está sendo lançado pela editora PenDragon a sensação foi de alegria e catarse, realmente. Ver meus sentimentos escritos e transpostos para as páginas do livro, e ver ele sendo lido por outras pessoas é o que está me fazendo mais feliz atualmente.

5- Tem algum personagem que você se inspirou em alguém que existe de verdade?

R: Conscientemente, não. Mas no meu primeiro livro publicado por uma editora, Reino de Sangue, durante as muitas releituras e revisões do texto eu fui percebendo que o relacionamento de dois personagens é muito parecido com o relacionamento que eu tenho com meu pai. O herói é muito parecido comigo, e o mentor dele foi inspirado indiretamente no meu pai. E com o livro que está sendo lançado agora eu me inspirei bastante em um relacionamento amoroso passado que tive.

6- Pretende lançar novos livros?

R: Sim, totalmente. Minha mãe fala que quando eu fico tempo demais sem escrever ficção fico mal-humorada, e é verdade. Não consigo ficar tempo demais sem criar nada, pois é quase como uma terapia para mim. No momento estou terminando de escrever meu TCC para a universidade então a escrita ficcional está pausada, mas o projeto que eu comecei no começo do ano é a prequel de Reino de Sangue. Estou gostando muito de escrever essa, mas só vou poder continuar depois que formar. Mesmo assim, estou tendo ideias aqui e ali para quando puder continua-la. 

7- O que você busca mostrar no seu livro?

R: No que está sendo lançado pela PenDragon eu quero mostrar que mesmo em tempos difíceis as pessoas podem trabalhar juntas. Até mesmo quando parece ser impossível colaborar com alguém, pode existir uma centelha de esperança da situação melhorar. Eu considero este livro um 'romance distópico', pois mesmo em um cenário apocalíptico e indo contra todas as chances duas pessoas encontram esperança juntas.

8- Qual é a sensação depois que você terminou de escrever seu livro?

R: Foi sensação de catarse, por que durante o processo de escrita dele eu doei muito de mim mesma. Mesmo me inspirando indiretamente em situações pelas quais passei, foi bom conseguir lidar com aquilo usando a melhor ferramenta que conheço: a escrita. Foi como tirar um peso das costas.

Um dos livros publicado pela Autora Clare Nunes
Essa foi a entrevista com a Escritora Clare Nunes para o Blog Amor à Literatura e à Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário