Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

sábado, 9 de fevereiro de 2013

EFEITO “TETRIS” COMO EXEMPLO DE REPROGRAMAÇÃO DO SEU CÉREBRO



Quem já jogou Tetris por algum determinado tempo consecutivo deve conhecer o efeito que o mesmo provoca no cérebro, o famoso “efeito Tetris”, que se caracteriza pelo cérebro do jogador mostrar, involuntariamente, peças do jogo, mesmo quando o indivíduo não o está jogando, apesar disso, comprovadamente, pode acontecer com qualquer videogame ou vídeo em que uma mesma imagem ou cenário sejam expostos repetidamente. De alguma forma, sua mente continua a jogar o jogo, mesmo quando você não está fisicamente.
Baseado neste efeito Tetris, o professor de psiquiatria da Harvard, Robert Stckgold realizou um estudo com um grupo de estudantes sendo que 75% deles informaram que sonharam com as peças de Tetris caindo, girando e encaixando. Constatando que a mente continuava estar ativamente no jogo durante o sono.
Outro estudo, realizado em 2009, descobriu que jogar Tetris pode aumentar a capacidade do seu cérebro e torná-lo mais eficiente. Meninas adolescentes jogado o jogo em média de 1,5 horas por semana durante três meses tiveram o seu córtex cerebral mais espesso, enquanto sua atividade cerebral em outras áreas diminuíram em comparação de quando tinha começado os estudos. Richard Haier, co-investigador no estudo, diz que houve um "efeito de aprendizagem Tetris" em que o cérebro consumiu menos energia, como o domínio do jogo.
Estudos de Haier demonstraram que Tetris havia afetado a plasticidade do cérebro, ou a habilidade do cérebro de mudar estruturalmente, à medida que as meninas foram praticando e aprendendo a jogar o jogo. Neurônios, ou células nervosas no cérebro fazem conexões, comunicando através de sinapses. Quando você aprende algo, você muda as conexões neurais. Toda vez que você reativar um circuito, aumenta a eficiência sináptica, e as conexões se tornam mais duráveis e mais fáceis de reativar.
Assim, para resumir, quando você faz tarefas específicas várias vezes, elas ocupam menos de seu poder cerebral ao longo do tempo. E isso será a base para mudar nosso comportamento para melhor:

Na verdade, é bastante simples: Podemos aproveitar a plasticidade do cérebro, treinando nosso cérebro para fazer padrões positivos mais automáticos. Quando praticamos procurando e sendo mais conscientes dos aspectos positivos da vida, lutaremos contra a tendência do cérebro para procurar e detectar os negativos.

Baseado neste efeito Tetris, Shawn Acor criou o Efeito Tetris Positivo:

"Nós podemos treinar o cérebro para procurar as coisas boas da vida, para nos ajudar a ver mais possibilidade, de se sentir mais energia, e para ter sucesso em níveis mais elevados."


http://migre.me/d915Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário