Depois de assistir um documentário sobre a rivalidade entre
a Coca- Cola e a Pepsi fiquei de certa forma “encantado”, pois como uma
rivalidade pode ser construtiva para ambos os lados.
Interessante dessa rivalidade em si que sempre é preciso
inovar, encontrar novas formas de surpreender seu rival mostrando como é
possível estar a um “passo a frente”. Como, por exemplo; Cristiano Ronaldo e
Messi no Campeonato Espanhol era uma disputa incrível um treinando mais que o
outro, quando um fazia dois gols num jogo o outro fazia três e assim encantou
por vários anos à todos amantes do futebol que até hoje faz a comparação de
quem é melhor.
A Coca e a Pepsi a mais de 100 anos tem uma rivalidade fora
do comum e com isso foi bom, pois revolucionou o marketing que desde então fez
com que buscassem novas formas de atrair clientes. Com isso vem meu
questionamento imagina se não tivesse essa rivalidade não ia ter graça, pois
não ia mudar as ideias, ideologias, conceitos, qualidade, por que mudar se está
bom? É por isso que devemos sempre buscar nós superar, buscar coisas novas,
pois nem sempre é bom viver na “mesmice”.
Assim se inovando e acreditando mais em nosso potencial como
a Coca e a Pepsi fazem constantemente acabam indo mais além do que ambas
poderiam ir se não tivessem uma rivalidade fora do comum.
Enfim podemos concluir que a rivalidade muitas vezes pode
ser boa e construtiva mesmo que possa parecer ruim e às vezes é, mas acaba
mostrando se nós não inovarmos ou não melhorarmos acabamos ficando pra “trás” que não é bom. A Coca e a Pepsi é um exemplo claro que a rivalidade ajudou e com
isso fez com que se tornassem as duas marcas ainda mais potentes de refrigerantes do
mundo.
Escrito por Alex Ozorio