Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

domingo, 23 de junho de 2013

Dicas para melhorar a leitura



1 – Comece com uma leitura superficial e esteja tranquilo. Se estiver tenso, nervoso, preocupado, tente se acalmar primeiro e depois volte ao texto.

2 – Não tenha a preocupação de memorizar nada no início. Como disse anteriormente sem pressão!

3 – Faça a sua leitura sublinhando ou circulando o que entender importante.

4 – A partir do que assinalou monte um mapa mental daquela parte do texto. Crie um esquema que te permita lembrar do que foi estudado através de suas anotações.

5 – Defina o seu tempo de estudo, de acordo com a sua disponibilidade e divida-o em blocos. Deixe um cronômetro controlando isso para você. Evite ficar olhando no relógio a cada minuto para acompanhar o tempo, isso te desconcentra. Programe um alarme e ele te avisará a hora de parar.

6 – Nas pequenas pausas procure distrair-se. Aproveite para fazer lanches, ir ao banheiro, retornar ligações, mas cuidado com o tempo, se comprometa a voltar no horário definido.

7 – Leia em uma velocidade boa para você, de nada adianta ler muito rápido para acabar logo e não compreender 10% do que leu.

8 – Procure ficar em um ambiente adequado, claro e silencioso.

9 – Use vários sentidos. Marque e risque o texto, leia em voz alta, faça resumos, anotações. Quanto mais coloridas e esdruxulas melhor para o cérebro armazenar as informações.

10 – Se gosta de ler deitado cuidado, é uma posição muito confortável mas facilmente você pegará no sono, e acho que não é isso que deseja, não é?

Com certeza as dicas não acabam aqui, se você tem outras, divida conosco, com certeza poderá auxiliar outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário