Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Falhas nas linhas da CPTM e do Metrô prejudicam usuários em São Paulo


Fonte iG

A manhã foi complicada para os usuários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. No início da manhã, um problema elétrico na Linha 9-Esmeralda e panes técnicas nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha geraram atrasos na circulação de trens e acúmulo de passageiros nas plataformas. Internautas chegaram a compartilhar imagens de filas e trens lotados.

Por volta das 11h30, o iG percorreu quatro estações da CPTM na zona sul - Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Pinheiros - e o cenário era bem diferente. O movimento já estava normalizado e usuários conseguiam se movimentar com tranquilidade. Para muitos que conversaram com a reportagem, os ônibus foram um boa alternativa para driblar as imensas filas nas estações pela manhã.



Foto: Diogo Moreira/Futura Press/AE


Acúmulo de passageiros na Estação Santo Amaro da CPTM, na zona sul de São Paulo, nesta manhã



Quase 200 mil pessoas foram afetadas pelas falhas nesta manhã. Segundo o Metrô, nas duas linhas afetadas, a Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha, cerca de 165 mil usuários foram prejudicados. Já na CPTM, foram afetados cerca de 30 mil usuários da Linha 9-Esmeralda.

Problemas

A primeira ocorrência que prejudicou o transporte público na capital foi registrada, às 5h, na Linha 9-Esmeralda da CPTM, entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. Um defeito no sistema de energia causou restrições na linha por quase 4h.

Até 8h40, os trens circularam alternadamente, por uma única via. Com isso, toda a linha 9 registrou maior intervalo e tempo de parada nas estações. Plataformas ficaram lotadas e usuários reclamavam da falta de trens na linha. O Plano de Apoio Entre Empresas Frente a Situações de Emergência (Paese) não foi ativado.

Metrô

Já por volta das 6h40, a Linha 3-Vermelha do Metrô, trecho Corinthians-Itaquera e Palmeiras Barra Funda, uma falha no sistema pneumático de uma composição (responsável pela movimentação do trem) prejudicou a viagem dos usuários. Segundo o Metrô, o problema ocorreu em um trem que estava parado na Estação Pedro II que seguia para a Barra Funda, na zona oeste.

O trem foi retirado de circulação e levado para manutenção. Outros trens da linha chegaram a ficar parados em outros trechos do sentido Barra Funda. Segundo o órgão, às 7h58, o transporte de usuários já estava sendo normalizado. Mesmo após a retomada dos serviços, havia acúmulo de passageiros nas plataformas e atrasos nas viagens.

Pouco mais tarde, por volta das 8h, um trem da Linha 1-Azul também apresentou falhas técnicas. A composição registrou problemas de tração entre as estações Vila Mariana e Santa Cruz e precisou ser esvaziada. Após 40 minutos, a companhia informou que o problema havia sido resolvido e a "circulação dos trens estava em processo de normalização".

Trânsito

Com o transporte público instável, usuários buscaram alternativas para chegar ao trabalho. O índice de congestionamentos na capital já estava acima da média às 8h15, com 82 km de vias com lentidão. De acordo com o medidor do iG, no mesmo horário, o trânsito da capital era considerado lentro com mais de 250 km de congestionamento.

Uma via que possivelmente afetada pelas falhas na CPTM foi a Radial Leste, no sentido centro. Entre a avenida Pires do Rio e rua Wandenkolk, o motorista encontrou aproximadamente 5 km de congestionamento. O excesso de veículos no local causa a lentidão, disse Companhia de Engenharia e Tráfego (CET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário